Histórico Do Museu

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo foi fundado em 20 de setembro de 1959 para salvar do esquecimento, da perda e da destruição, objetos, livros, cartas, jornais, documentos e outros elementos que se referiam à história da imigração e colonização alemãs na região que formava a então Colônia de São Leopoldo, que atualmente abrange os municípios dos vales do Sinos e Caí.

Conheça mais o Museu

O acervo de nosso museu conta a saga de um povo que, com força e coragem, ajudou a construir o Rio Grande do Sul. São contribuições na cultura, arquitetura, política, religião e nas diversas áreas que compõem o cenário em que hoje vivemos. E toda essa história de trabalho e integração está reunida aqui.

Instituição comunitária, de direito privado

O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo é uma instituição privada, sem fins lucrativos, sendo mantido por uma rede de amigos e mantenedores que, com trabalho voluntário e apoio financeiro, permitem ao museu seguir na sua permanente missão de preservar e divulgar a história às novas gerações. Anualmente, milhares de crianças têm a oportunidade de usar o museu como sala de aula e, a partir das exposições, conhecerem um pouco mais sobre a história de seus antepassados e da região.