Destine seu imposto de renda

DESTINE SEU IMPOSTO DE RENDA

PROJETO MUSEU VIVO

Iniciativa para a digitalização do acervo fotográfico do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, composto pelas mais raras e preciosas imagens que contam boa parte da história da cidade e da imigração alemã.

Quem tem direito a abater a doação do Imposto de Renda?

• Pessoas Físicas, que fazem declaração de IR no modelo Completo (não é permitido a quem faz a declaração simplificada).
  • Empresas optantes pelo regime de Lucro Real

Qual o valor que pode ser abatido?

• Pessoas físicas: Não há limite para o valor de doação. Porém, o abatimento se limita a até 6% do imposto de renda devido. Exemplo: Se após feita toda a apuração o resultado do imposto DEVIDO for R$ 10.000,00, poderá ser abatido deste valor até 6%, ou seja, até R$ 600,00.
  • Empresas: Pode ser abatido até 4% do imposto de renda devido.

Como declarar?

• Basta declarar o valor efetivamente doado na aba “Doações Efetuadas”, selecionando o tipo de doação “Código 41 – Leis de Incentivo à cultura” e informar o CNPJ do museu. O abatimento (no limite de 6% do imposto devido) será feito automaticamente. A efetivação deste abatimento pode ser visualizada no resumo da declaração, juntamente com os demais (médicos, educação, dependentes, etc).
  • Uma dica é consultar a declaração de IR do ano anterior para verificar qual foi o valor do imposto devido, pois esse valor poderá servir de referência para o cálculo do valor que poderia ser destinado ao nosso projeto.
  • Para que a doação possa ser abatida na declaração do IR de abril de 2019 ela deverá ser efetivada até 31/12/2018. Se forem feitas após essa data também poderão ser abatidas, mas apenas na declaração de abril de 2020.

Como fazer a doação?

• A doação pode ser feita de duas maneiras:
  • a) Depósito/transferência identificada diretamente para a conta do projeto
    b) Solicitação à secretaria do museu (por e-mail, telefone ou whatsapp) de um boleto no valor da doação que poderá ser pago em qualquer banco. Posteriormente, o próprio museu fará o encaminhamento da quantia para a conta do projeto em nome do doador.
  • Em ambos os casos, após o pagamento, basta informar o pagamento à secretaria do museu que procederá, de forma imediata, com a emissão do recibo oficial que será utilizado como comprovante para a declaração do imposto de renda.

Dados:
Beneficiário/Produtor Cultural: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo